top of page

COMPASSOS para líderes de jovens

MPC BRASIL

Vamos com Ele ou sem Ele?



Nem sempre temos vontade de continuar. Isso você pode ter certeza. Quando a emoção da primeira liderança passa e angústias tomam nosso coração, rapidamente o desejo de desistir não parece ser tão absurdo assim. Nesses momentos Deus nem sempre é tão nítido e parecemos caminhar sozinhos. O que não entendemos é que este é o melhor momento para o Pai refinar nosso coração e nos fazer uma GRANDE PERGUNTA:


Você continuaria sem que eu fosse com você?

Com certeza Moisés viveu esse questionamento.


Em Êxodo 33 percebemos vislumbres do quão íntimo era o relacionamento deste homem com Deus. Mesmo antes de Cristo se fazer presente, Deus achava formas muito reais de se aproximar do seus. A presença do Senhor era um privilégio para Moisés. Era o ponto alto da sua vida e do seu dia, aquilo que lhe dava forças para seguir em sua missão de conduzir o povo.


Não era tarefa fácil. Manter um relacionamento vivo e íntimo com alguém no meio da correria é no mínimo trabalhoso. A correria de Moisés provavelmente era em alguns aspectos parecida com a nossa enquanto líderes. Ele precisava guiar um povo numeroso, para um lugar novo, através de uma visão que Deus tinha dado anos atrás, através de um tempo e espaço desfavoráveis - um deserto por 40 anos! Se identificou um pouco? Para piorar o cenário, a Palavra nos conta que os liderados de Moisés eram "obstinados" a ponto do Senhor dizer que "poderia destruí-los no caminho" e por isso seria melhor Ele não ir com eles (Ex 33:3).


Você percebe? A situação chegou em um ponto em que para cumprir a tarefa Moisés poderia perder a presença de Deus! Deixe-me deixar mais claro o nível de perda que seria:


Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento. Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.

Êxodo 33:7-11


Uau! Esse é o tipo de intimidade que nós sonhamos a vida inteira. E se fosse você? O que faria? Cumpriria a tarefa ou continuaria eternamente na Tenda do Encontro?


(...)

(...)

(...)


A resposta só pode ser uma: não existe "OU".


As palavras de ordem que faziam Moisés guiar o povo não vieram dele, e sim do próprio Deus (Ex. 22:12). Não cumprir a tarefa estava fora de cogitação. "Tarefa dada é tarefa cumprida". Mas a presença de Deus também não é negociável e nunca deve ser. Existe o tempo de executar ordens, mas também existe o tempo de parar tudo e simplesmente ir para um local solitário e buscá-Lo como se fosse a única forma de viver (e é!).


Disse Moisés ao Senhor: "Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo". Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso". Então Moisés lhe declarou: "Se não fores conosco não nos envies.

Êxodo 33:12-15


Deus se alegrou na decisão do coração desse homem. Se alegrou na decisão e correspondeu a ela antes de que Moisés a tivesse demonstrado em palavras! Repare no final da conversa: o Senhor resolveu acompanhar o povo pois já sabia que Moisés deixaria claro que sem Ele não iria nem mais um passo! O maior maravilhoso é a palavra "descanso" no final da fala de Deus. Ele conhece o nosso limite e sabe que algumas situações exigem demais do nosso coração humano. Apenas a paz e o descanso Dele podem aliviar nosso peso. Esse foi o maior presente que o Pai poderia ter dado para aquele líder cansado.


Nem sempre a tarefa é fácil. Ficamos muito tempo (até demais) na indecisão de continuar ou não. Mas se a tarefa foi dada por Deus, o que o nosso coração precisa decidir é: vamos com Deus ou sem Ele.


Qual a sua decisão?

Siga o Compassos MPC
  • Facebook B&W
RSS Feed

Fique sabendo dos novos post e compassos.

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Últimos compassos
O Que Ler
O Que Ouvir
Amor de Pai - Eli Soares
00:0000:00
Líderes que nos visitaram

Participe! Deixe sua opinião sobre os posts:

bottom of page