top of page

COMPASSOS para líderes de jovens

MPC BRASIL

Quando tarefas, quando pessoas



Quem nunca viveu o empasse de não saber como (re)agir quando algo inesperado acontece e te pergunta: primeiro cuido de pessoas ou primeiro realizo tarefas?


Era uma vez o mundo. E nesse mundo Deus criou as pessoas. Gente como a gente, e fez do seu Filho gente para resgatar o ponto alto da sua criação: pessoas. Simples? Deveria, mas nosso coração confunde constantemente as prioridades. Em um mundo onde as pessoas estão no coração de Deus elas deveriam ser o permanente alvo do nosso amor. Como líder você é chamado a amar, valorizar, priorizar e investir em relacionamentos, em “gentes” desgastadas, doloridas, mas também muito amadas pelo Criador. Investir em pessoas significa olhar primeiro pro coração delas, e depois pro que elas podem realizar.


Imagine-se por um momento no centro de uma crise. O meio onde você atua virou uma efervescência de conflitos ou, ainda mais simples: existe algo a ser feito, uma tarefa, um evento, um projeto, um alvo a ser alcançado com urgência. Há pouco tempo. Nessa correria você delega tarefas {como o bom líder que é rs} e confia que pessoas cumpram tarefas. Certo? Se todos cumprirem seus compromissos e executarem o que se responsabilizaram a fazer, o planejado será um sucesso. É maravilhoso ver o que sonhamos sendo realizado e, mais, ver pessoas engajadas nestes sonhos. Mas, e se por um momento, parte da sua equipe ou ao menos uma pessoa chave não puder executar sua tarefa? Emergências acontecem. Pessoas são pessoas e estão sujeitas a entrarem em crises, questionar questões básicas, necessitarem de se afastar dos afazeres para cuidarem de questões familiares, emocionais, físicas ou mesmo se trancarem em seus quartos em oração.


{E permita-se um pequeno parênteses: como é importante ter tempo para cuidar do espiritual! Ele é o quem sustenta todo o resto! Mas, infelizmente, o que percebo é que dentro de espaços onde o relacionamento com o Pai deveria ter lugar prioritário, normalmente vemos as tarefas engolindo nosso tempo. A busca pela Trindade pede tempo de qualidade longe das tarefas, afinal, o Espírito Santo não curte muito competir com seu whatsapp ou agenda lotada. Fecha parênteses}


Neste momento de crise seu coração precisa se perguntar: com o que eu me importo mais? Com a necessidade de perfeição que a execução completa e rápida das tarefas pede ou com o coração e crescimento de alguém? Entenda, não é que você vá tirar totalmente o olhar das tarefas. Você provavelmente precisará tomá-las pra você por um instante e remanejar as responsabilidades para outras pessoas {por isso, sempre tenha plano A, B, C, D e E!}, mas você também, como líder, deverá aprender a abraçar pessoas sinceramente {e não brevemente} em meio as tarefas, mesmo que isso te custe o pacote completo que você tinha imaginado para seu projeto.


Pessoas do Reino se importam mais com pessoas do que com tarefas, não por desprezarem estas últimas, mas por entenderem que o coração de Deus olha primeiro quem é gente, e depois o que elas podem executar.

Siga o Compassos MPC
  • Facebook B&W
RSS Feed

Fique sabendo dos novos post e compassos.

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Últimos compassos
O Que Ler
O Que Ouvir
Amor de Pai - Eli Soares
00:0000:00
Líderes que nos visitaram

Participe! Deixe sua opinião sobre os posts:

bottom of page