Líder ou Gerente?
- Raquel Chaves
- 14 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

"Gerenciar é fazer as coisas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas". Peter Drucker e Warren Bennis
Qual é a diferença entre liderança e gerenciamento?
A tarefa é simples: Pintar o alto da parede de um prédio. O papel do gerenciamento é fazer com que as pessoas subam a escada da maneira mais rápida e eficiente e pintem a parede. A liderança determina se a escada está apoiada no lugar certo e se aquela é realmente a parede que deve ser pintada.
Você gerencia atividades, processos, projetos e resultados. As pessoas, por outro lado, precisam ser lideradas. Um líder precisa estar atento ao bem estar, motivação e em dar um norte para os seus liderados. Com frequencias os líderes de hoje se veem presos aos processos e gerenciamento de atividades e acabam esquecendo das pessoas. O que acontece? Os processos existem mas o resultado acaba sendo pouco.
Quando olho pra Jesus vejo o exemplo de liderança perfeita, o foco dele sempre foram as pessoas. Não só porque Ele as amava e era capaz de perdoar os seus pecados mas porque ele conseguia ver o que aquelas pessoas seriam, Ele acreditava nas pessoas.
Na minha experiência pessoal de liderança muitas vezes já me senti perdida em meio as atividades, processos, metas e sentindo falta de sonhar. Quando isso acontece eu percebo a mão de Jesus me re-alinhando e me mostrando as pessoas, parece que posso ouvi-lo dizer: "Raquel, as pessoas são mais importantes. Eu quero que você ouça o coração delas, cuide delas." E então eu acalmo meu coração, sento, ouço e volto pra casa sabendo que investir o meu tempo nas pessoas tem sido a melhor escolha.E o gerenciamento que é tão importante ainda existe, mas quando conheço quem são as pessoas que lidero, seu perfil, suas motivações e seus medos o gerenciamento se torna mais fácil e adaptável.
Por isso lidere pessoas com todo o seu coração e gerencie projetos com todas as suas habilidades.
Comentarios