Em alto e bom som, pra vida toda!
- Deborah Munir
- 20 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

- Qual é o primeiro princípio de liderança??? Gritou o professor que acabara de ministrar a primeira aula do Treinamento, lembro-me de ter levado um baita de um susto e a expectativa era que todos respondessem rápida e audivelmente, sem titubear. Eu achei meio engraçado, “ri por dentro”, vai que ele me pega.
Eram dez dias, em lugar estranho, onde eu não era nada e não conhecia ninguém, toda perdida, achando aquilo tudo muito legal, diferente, bonito, estranho, interessante, teatral, tenso, verdadeiro, amedrontador, empolgante, organizado, tudo isso: junto e misturado!
Fui recebida em um grupo pequeno, formado por gente de todo o canto, fiquei meio apreensiva, eu pensei que fosse um esquema tranquilo e as atividades começaram a chegar e não parava mais, risos. Passamos 10 dias juntos, ali fiz amigos para a vida toda, o nosso líder fechou aquele tempo nos levando para o seu quarto, um pequeno e aconchegante espaço, sentamos na sua cama, ganhamos uma foto do grupo, ouvimos uma bela canção e abrimos o nosso coração, uns aos outros e a Deus em oração. Jamais me esquecerei daquilo.
Os meus pais me ensinaram que o outro é igual a mim e que é de mangas arregaçadas que a gente vive, eles não me falaram isso, eles fizeram! O meu pastor da adolescência e juventude, que como ele mesmo diz: “nunca comeu o pão da preguiça”, também me mostrou, na prática, que é pelo exemplo que se ensina! Foi com gente assim que eu cresci, com gente que faz, que cuida, que olha, que atende, que se dá, sem pensar em troca.
Foram as vezes que vi o “chefão” e professor da primeira aula, dando risada com os alunos, dando bronca lá da frente, carregando e descarregando a Kombi, foi quando vi a coordenadora de tudo, andando pra lá e pra cá, explicando cada coisinha, tim tim por tim tim, foi quando vi os professores pegando fila e fui recebida no quarto do coordenador e aquele povo do colete laranja zanzando pra lá e pra cá, foi quando fui servida e muito bem servida, que me lembrei do Mestre, o Jesus, de Nazaré, quem inspirou aquela turma e todos os outros, que Ele mesmo usou pra me ensinar, um pouco mais.
Quanto olho pra Ele, o Cristo, o vejo parando, cuidando, olhando, tocando, transformando, ouvindo, parando, alimentando, curando, servindo, servindo, servindo.
Me volta a cena do refeitório e da pergunta gritada:
- Qual é o primeiro princípio de liderança???
Enquanto escrevo, respondo sem titubear:
DAR O EXEMPLO, EM ALTO E BOM SOM, SOB O COMANDO DAQUELE QUE DEU A PRÓPRIA VIDA, PRA QUE EU PUDESSE VIVER! À ELE GLÓRIA E HONRA PRA SEMPRE E SEMPRE...
Deborah Munir
Comments